Home > Notícias > Arquitetura em vidro é utilizada em projeto de laboratório

20.09.2019

Arquitetura em vidro é utilizada em projeto de laboratório

Arquitetura em vidro é utilizada em projeto de laboratório – O Estúdio Felipe Escudero (EFE) projetou um cepário – banco de amostras de organismos – utilizando arquitetura com placas em vidro.

O Cepário Biosiembra, localizado em Pifo, no Equador, foi elaborado se apoiando na arquitetura em vidro, que estabeleceu características futurísticas ao laboratório. A título de curiosidade, um cepário é um ambiente pensado para facilitar o crescimento meticuloso de bactérias. Basicamente, é um banco de amostras de todos os organismos causadores de doenças que uma equipe já estudou e diagnosticou.

O aspecto futurista se dá através da disposição em curvatura das chapas de vidro, que se apresentam como um cubo curvo com vista para um espaço aberto dentro do laboratório.

Do alto, cientistas conseguem observar todas as etapas dos processos das pesquisas que estão acontecendo naquele momento em tamanho real. Por outro lado, quando direcionam seus olhares para os microscópios, os pesquisadores conseguem observar a outra escala de tamanho, na vida microscópica.

O vidro ajuda a demonstrar a mudança de escala, enfatizada nos extensos espaços que contrastam com a natureza do trabalho.

A planta do Cepário Biosiembra assemelha-se ao sistema operacional já existente dentro do local. Os profissionais do Estúdio Felipe Escudero (EFE) organizaram o espaço de maneira simétrica, de forma que, de um lado do laboratório, as cepas bacterianas são estudadas e analisadas, e do outro lado é possível encontrar um espaço de armazenamento.

A arquitetura aplicada no local permite a circulação contínua das pessoas entre os espaços enquanto a vida microscópica completa seus ciclos sob a supervisão dos pesquisadores. Isso acontece porque os arquitetos organizaram o local em três espaços diferentes, mas relacionados ao crescimento dos microrganismos.

Os espaços de armazenamento, o lounge e o laboratório são organizados ao redor de uma estrutura envidraçada suspensa, justamente a estrutura que permite aos usuários a observar todas as etapas do processo do alto. De lá de cima é possível acompanhar como os resíduos viram nutrientes ricos e servem de alimento para outros microorganismos.

O Estúdio Felipe Escudero tentou explicar a sensação que um visitante pode sentir ao adentrar ao cepário. Segundo os arquitetos “(…) entrar neste núcleo é como se transportar para a essência do que está por trás do crescimento saudável de frutas, vegetais, plantas e flores (…)”.

Ainda segundo a descrição do projeto enviada pela própria equipe: “(…) como uma folha que cai, o cepario se deita no chão. Leve, delicado, geometricamente ideal. Num espaço circular, o Cepario fornece três espaços relacionados ao crescimento meticuloso de bactérias: armazenamento, laboratório e lounge são organizados em torno de um núcleo museográfico que informa sobre o funcionamento da Biosiembra(…)”

A área referida acima como lounge é o lugar onde todas as idéias são incubadas e executadas nos outros espaços. O local é equipado com um sofá confortável com vista ampla para um vale existente nas redondezas. A visão permite pausas recreativas e relaxantes, com as montanhas ao fundo contrastando com as partículas microscópicas, servindo como elemento de inspiração e trazendo os pensadores ao mundo da escala real.

O laboratório foi construído no ano de 2018. A equipe responsável pelo projeto é formada pelos arquitetos Felipe Escudero, Daniel Naranjo, Esteban Naranjo, integrantes do Estudio EFE. Conheça um pouco mais sobre o escritório, logo abaixo.

Sobre os profissionais

O Estudio Felipe Escudero (EFE) foi fundado por Felipe Escudero, diretor criativo do escritório. Os serviços de arquitetura oferecidos pelo estúdio não costumam ser convencionais, mas conseguem transparecer conhecimentos singulares e a verdadeira paixão pelo trabalho.

Conforme gostam de se apresentar, o Estudio Felipe Escudero funciona como uma incubadora de ideias, o que os levam a criar projetos capazes de transmitir um senso de vitalidade e otimismo de maneira surpreendente

Veja + Notícias

20.03.2024

Fevereiro tem queda de 7,9% nas vendas de vidros processados

20.01.2024

GLASS SOUTH AMERICA 2024 ESTÁ CHEGANDO

20.12.2023

Inmetro atualiza portaria para certificação do vidro temperado

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.